segunda-feira, 30 de junho de 2014

Post 1: Fazendo um Puf de garrafa pet

Boa tarde pessoal!

Este primeiro post será sobre algo que eu curto muito, artesanato. Escolhi o Puf de garrafas pet porque é algo que eu estou construindo com meu namorado já há alguns meses.
A ideia veio do site Vila do Artesão, mas a construção foi um pouco diferente. Vamos pro passo a passo!

A primeira coisa que fizemos foi juntar 32 garrafas pet de dois litros, as garrafas tem que ser iguais para dar certo. Foram usados 6 rolos de fita adesiva para unir as partes, e também usei um estilete para cortar as garrafas. Estes são os materiais usados na estrutura de garrafas.

Depois lavamos todas elas e deixamos secar no sol mais ou menos por um dia. Depois de limpas, nós cortamos metade das garrafas acima do rotulo, desta maneira:

Colocando a parte cortada dentro da garrafa


Enquanto um cortava o outro juntava os pares e colocava bastante fita adesiva pra juntar bem, deste jeito:

Colocando uma garrafa dentro da outra

Não se esqueça de encaixar a parte que foi cortada da outra garrafa no fundo dela, encostando a parte que você cortou com a parte do bico da outra garrafa (coloca-se como se fosse uma tampa  dentro da outra) e passar bastante fita adesiva para juntar as garrafas.

Neste caso nós colocamos uma garrafa dentro da outra até o fundo, o que dá mais sustentação ao futuro puf, ele fica mais baixo do que o do modelo que pegamos, com uma altura de cerca de 40 centímetros de altura. (É nesta parte que adaptamos de uma forma diferente, que achamos mais seguro e que ficaria mais estruturado, evitando futuros acidentes, a maioria dos tutoriais apenas encaixa as garrafas sem se preocupar em encostar as partes.)

Após unir os primeiros pares, você terá 16 estruturas, que você novamente unir em pares, da forma como está na figura, notem que os primeiros pares da figura estão diferentes do meu, pois eu encaixei as garrafas de outra forma.
Foto do site Vila do Artesão

Foto do Site Vila do Artesão
Após ter feito isso, você vai unir essas estruturas que você montou em blocos de quatro como na figura ao lado:











Agora a estrutura está quase pronta. Só falta mesmo unir os quatro blocos restantes, que ficará assim:

Vista lateral da estrutura pronta

Puf visto de cima


Estrutura pronta, vamos para as dicas de acabamento. Eu guardei a espuma e a manta de um colchão para fazer o acabamento, e peguei também algumas calças jeans sem uso para cobrir meu puf, e ainda quero um pedaço de madeira pra por em cima pra ficar mais firme pra qualquer pessoa se sentar. Confesso que devido as mudanças que fiz no modelo que peguei, eu ainda não terminei meu puf, mas logo eu vou terminar e posto a foto aqui. Com a espuma você envolve a lateral e a parte de cima do puf, e depois faz uma capa para cobrir tudo. Vi alguns sites que dão a dica de colocar pés na estrutura, mas achei assim mais seguro.
Qualquer dúvida só mandar nos comentários que eu respondo :)
Até mais pessoal!

Nenhum comentário: